Mercado prevê inflação estável em 6,31% em 2011, aponta Focus

SÃO PAULO – O mercado manteve pela terceira semana consecutiva a projeção de inflação para este ano, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), prevendo avanço de 6,31%, segundo estimativa do boletim Focus, do Banco Central (BC), divulgado hoje.

A atual projeção manteve a expectativa de inflação para este no mesmo patamar das três últimas leituras do relatório do BC, mas ampliou, pela segunda vez consecutiva, a projeção de inflação para 2012, que ficou em 5,30%, contra 5,28% na semana passada.

Para os próximos 12 meses o mercado manteve a expectativa de inflação para 5,40%, freando o movimento de alta que foi verificado nas últimas seis divulgações anteriores à atual.

Já para o Índice Geral de Preços – Mercado (IGPM), a mediana das projeções para este ano aponta para 5,47%, o que representa o segundo avanço consecutivo das expectativas para este indicador, que indicavam 5,31% há uma semana.

As expectativas para o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-Fipe) subiram pela sétima semana consecutiva, com projeção para 2011 é de 5,25%. No boletim anterior a expectativa para o indicador era de crescimento de 5,15% neste ano.

A mediana dos analistas consultados pelo BC ampliou a previsão para crescimento do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) para 5,44% para este ano, ligeiro avanço na comparação com o crescimento de 5,39% projetado para o indicador na semana passada.

Fonte: Uol Notícias

Os comentários estão encerrados.