Juros altos prejudicam exportações e trabalhadores, dizem entidades

Entidades que representam empresários e trabalhadores criticaram o aumento da taxa básica de juros para 12,5%.

Nota distribuída pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) considera que há prejuízo para as exportações brasileiras. A Força Sindical diz que o Banco Central “agrada o mercado financeiro” e prejudica o aumento de renda dos trabalhadores.

Segundo a CNI, os juros altos atraem investidores de estrangeiros. Eles trazem muito dólares para o país, e com isso, a cotação da moeda americana cai demais. Com o real forte, os produtos brasileiros ficam mais caros para os compradores no exterior. Isso reduz as exportações da indústria.

“Na avaliação da CNI, o custo dessa política é muito alto, especialmente para a indústria, porque o aumento dos juros encarece o crédito e diminui o consumo. Além disso, com a taxa real de juros mais alta do mundo, o Brasil atrai capital externo, o que intensifica a forte valorização do real diante do dólar. Com juros altos e câmbio valorizado, os produtos brasileiros não conseguem competir com os estrangeiros e perdem espaço nos mercados interno e externo”, diz a nota da CNI.

Representantes de trabalhadores criticam a decisão

A Força Sindical, em nota assinada por seu presidente, Paulo Pereira da Silva, diz que os trabalhadores são prejudicados.

“Com essa estratégia de aumentar a taxa Selic, o Copom agrada o mercado financeiro –principal beneficiado por esta medida. Consideramos a inflação baixa essencial para os brasileiros. Mas repudiamos esta política que traz lucros vultosos apenas aos especuladores em detrimento da maioria.Defendemos medidas que reduzam a desigualdade de renda entre os brasileiros. E a elevação da Selic só prejudica esta caminhada em busca do aumento de renda real dos trabalhadores.”

Fonte: Uol Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>