Bolsas europeias sobem por esperança com acordo de dívida

 O principal índice das ações europeias fechou em alta pelo segundo dia consecutivo nesta quarta-feira, em meio ao crescente otimismo de que acordos de dívida serão acertados nos dois lados do Atlântico. Sólidos balanços corporativos também ampararam o mercado. O TSEurofirst 300 fechou o pregão desta quarta-feira em alta de 1,2%.

As ações dos bancos subiram pelo segundo dia seguido, após a notícia de que um fundo de resgate da zona do euro pode ser utilizado para comprar títulos no mercado secundário e ampliar o crédito para países em apuros. Os papéis do Dexia dispararam 9%, maior alta do setor.

A valorização de outras instituições – como Intesa Sanpaolo (6,6%) e Commerzbank (6,2%) – levou o índice STOXX Europe 600 para bancos à maior alta diária desde 12 de janeiro. Os ganhos corresponderam a um terço da apreciação de 1,2% do índice SEurofirst 300, referência do mercado europeu de ações.

Segundo analistas, comentários no final da noite de segunda-feira por parte do presidente norte-americano, Barack Obama, também ajudaram. Obama disse que um plano bipartidário sugerido por um grupo de senadores pode formar uma base para um acordo de longo prazo, a fim de evitar um default.

De acordo com Ian Richards, estrategista-chefe de mercados de ações europeus do Royal Bank of Scotland, as notícias foram positivas, mas apenas ofereceram “alívio no prêmio de risco” após as recentes quedas.

Em Londres, o índice Financial Times fechou em alta de 1,1%, a 5.853 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,4%, para 7.221 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 1,61%, a 3.754 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib teve valorização de 3,04%, para 18.784 pontos. Em Madri, o índice Ibex-35 avançou 3,06%, a 9.732 pontos. Em Lisboa, o índice PSI20 encerrou em alta de 2,1%, para 6.804 pontos.

Fonte: Terra Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>